Personal Branding o que é? Acredite que esta é uma pergunta comum! Para começar, entenda que falamos do processo de gestão consciente e estratégica da vida pessoal e profissional. Nesse sentido, falamos de um processo que inclui métricas e indicadores, envolvendo vários aspectos:
O Personal Branding tem ajudado profissionais a alavancar suas carreiras nos quatro cantos do mundo, sendo uma poderosa ferramenta em países como: Estados Unidos, Brasil, Índia, China, Inglaterra, Austrália, México, Portugal, África do Sul – e agora também temos o Personal Branding em Moçambique!
O termo PersonalPbranding foi popularizado em 1997, pelo administrador de empresas e escritor norte-americano Tom Peter, com o artigo The Brand Called You, no qual afirmava que:
“Independentemente da idade, independentemente da posição, independentemente do negócio em que nos encontramos, todos nós precisamos entender a importância do branding. Somos CEOs de nossas próprias empresas: Eu Lda. Para estarmos no mercado actual, o nosso trabalho mais importante é ser head marketing da marca chamada você.”
Há mais de duas décadas que Tom Peter definiu o que é Personal Branding e que seria um processo de transformação, confiante que o futuro da gestão de carreiras e dos projectos profissionais passaria pelo Personal Branding.
Em vários países, profissionais de diferentes áreas e níveis já recorrem ao Personal Branding para se diferenciarem no mercado e fortalecerem as suas marcas pessoais.
Nos últimos 20 anos, o Personal Branding tornou-se essencial para quem deseja se destacar e se posicionar no mercado e ter uma vida profissional bem sucedida. Ainda mais, no mundo líquido em que vivemos, caracterizado por incertezas, rápidas mudanças e transformações tecnológicas, esta é sem dúvida uma poderosa ferramenta de trabalho.
Quando bem aplicado, permite que identifique os seus diferenciais únicos, ou seja, aquilo que lhe distingue dos outros profissionais da mesma área, inclusive daqueles que têm um currículo similar.
Simultaneamente, possibilita que você aja de forma autêntica, congruente e alinhada com os seus valores, propósito de vida e que se posicione.
Ao mesmo tempo também lhe permite comunicar melhor o seu valor no sector em que opera.
Agora que já falei um pouco sobre o que é Personal Branding quero deixar claro o que não é! Personal Branding não é autopromoção, nem é publicidade. Também não é a procura pela fama! E muito menos simular ser alguém que você não é ou projetar uma imagem nas redes sociais que não esteja alinhada aos seus valores e/ou vida do quotidiano!
Nesse sentido, perceba que Personal Branding tem sobretudo a ver com você ser real e verdadeiro consigo e com os outros. Logo, entender e aceitar que a sua história de vida e as suas experiências pessoais são extremamente importantes! Aliás, podem até ser partilhadas com a sua audiência! Afinal, é também isso que faz de você único!
Personal Brand, em português Marca Pessoal, refere-se ao conjunto de atributos e atitudes que caracterizam um indivíduo. Ou seja, é a essência, aquilo que você é e lhe torna único, enquanto ser humano. Assim sendo, podemos dizer que a sua Marca Pessoal é baseada na sua identidade e vive na mente e nos corações daqueles que lhe conhecem.
Uma Marca Pessoal para que seja forte precisa de duas coisas: habilidades e visibilidade. A premissa aqui é que você precisa ter experiência ou ser especialista no que você faz e depois saber comunicar esses seus “super poderes”. Deste modo, a sua audiência saiba o que você pode realmente oferecer e em que área pode contar consigo.
A verdade é que goste ou não – saiba ou não – você já tem uma Marca Pessoal. Por exemplo, quando dizem sobre si, que é uma pessoa pontual, de mente aberta e espírito criativo, já estão precisamente a falar da sua marca!
“A sua Marca Pessoal é aquilo que as pessoas dizem sobre si quando você não está na sala” Jeff Bezos, CEO da Amazon
“A sua marca pessoal é a sua reputação, definida pelo seu carácter” Susan Chritton
Por exemplo, quando alguém diz:
Tudo isso é Marca Pessoal. Ou seja: a forma como você é, age e é percebido e, simultaneamente, aquilo que faz os outros sentirem.
Em contrapartida, o Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias e técnicas de comunicação que o indivíduo usa para se destacar no mercado e tornar-se conhecido. Obviamente que na prática isso envolve também imagem pessoal, Branding e networking.
Os serviços de Personal Branding são para todos que querem ter uma vida pessoal e profissional planeada, estrategicamente gerida e bem sucedida.
Além disso, é ideal para todos os que querem gerir as suas habilidades e talentos e, assim, se destacar no meio da concorrência, oferecendo algo de maior valor ao mercado com base no seu conhecimento.
É também para quem quiser se conectar com o seu verdadeiro “eu” e, assim, impactar o mundo.
Igualmente importante é perceber que é aplicável a profissionais de qualquer ramo de atividades. Ou seja, não é apenas para celebridades, políticos ou desportistas! Também empreendedores e executivos, assim como médicos, professores ou estudantes podem beneficiar deste serviço.
Você já pensou no legado que quer deixar na terra? Ou em como quer ser lembrado ? Tem clara qual é a sua missão na terra e como vai cumpri-la?
Se a respondeu “não” a alguma, então o Personal Branding é exactamente para si.
E mesmo que tenha respondido “sim”, pode sempre usar o Personal Branding para lhe auxiliar no planeamento e gestão estratégica da sua Marca Pessoal, permitindo que viva o seu propósito e cumpra a sua missão de forma extraordinária.
EXEMPLOS:
Mas também orgânico, que está sempre em progresso e está assente na: clareza, consistência e constância. Isto que dizer que:
Resumindo, o Personal Branding é um processo de gestão estratégica, que pode ser aplicado por todos que desejam desenvolver e crescer enquanto seres humanos e como profissionais de sucesso, vivendo com mais autenticidade e propósito.
Agora que está mais consciente sobre a importância da gestão estratégica da sua Marca Pessoal para poder alavancar a sua carreira e os seus negócios o que vai fazer? Partilhe comigo a sua opinião, irei gostar muito de saber de si.
Comentários